Dicas
Seguro viagem -Saiba tudo sobre ele
Anúncios
Você sabe o que é seguro viagem? Quais são suas utilidades? Se é algo obrigatório? Caso você não tenha ideia do que seja, então a seguir saiba tudo sobre ele!
Veja o que é seguro de viagem
Seguro de viagem se trata de uma forma de se proteger de possíveis imprevistos que poderão vir acontecer ao viajar para outro país. É como se fosse um plano de saúde temporário, porém é combinado com indenizações, sendo utilizado em várias ocasiões, como por exemplo: problemas com acidentes e voo.
Conheça as utilidades do seguro viagem
- Consultas e medicamentos;
- Transporte de ambulância;
- Internação;
- Extravio de bagagem;
- Remarcação de passagem;
- Assistência jurídica, entre outros.
Saiba onde é obrigatório o seguro viagem
O seguro viagem é obrigatório na União Europeia e no Reino Unido, já na América Latina, Venezuela e Cuba exigem o seguro. Na Austrália mesmo possuindo sistema público de saúde, há demanda a contratação para que o sistema seja acessado. Que é o caso do estudante em intercâmbio. E como nos Estados Unidos não existe obrigatoriedade de contratação de seguro viagem, por isso antes de você viajar faça uma pesquisa sobre a necessidade de contratar o seguro viagem para o país de destino.
O seguro viagem possui uma cobertura variável, pois, possui planos mais básico e também possui planos mais completos. Mas, para isso tanto a seguradora ou a sua operadora do cartão de crédito podem ajudar a você na escolha do plano que seja mais adequado conforme as características da sua viagem.
Saiba como é feita a contratação do seguro viagem
Para você contratar um bom seguro viagem, será preciso que você tome certos cuidados, principalmente procurar uma seguradora que seja confiável. Como também que possua um fácil atendimento, cobertura suficiente para as suas viagens, entre outros pontos que deverão ser analisados.
Saiba quais os cuidados no momento de contratar um seguro viagem
Primeiramente você terá que entender quais são os fatores que influenciam no valor e na amplitude da cobertura e no valor. Saiba que a condição da pessoa e da idade são fatores determinantes. Segundo passo, análise da apólice, fique atento na duração do seguro, saiba que no mínimo você deverá optar por uma cobertura que abranja toda a duração da sua viagem.
Fique atento também ao pagamento, em especial na moeda estrangeira, já que em alguns contratos não há preços em real. Ao fechar contrato veja a cotação do dólar ou do euro. E por fim, veja se a sua operadora de cartão de crédito oferece o serviço de seguro viagem.
Veja como você ativar o seguro viagem
Saiba que pelo fato do seguro viagem ser uma espécie de reembolso, não precisa ser acionado na hora do incidente. Precisa apenas que você reúna todos os documentos que são necessários e em seguida, acione a seguradora através do telefone. O contrato poderá ser exigido na imigração do país em que a contratação é obrigatória, então, tenha o contrato em mãos.
Há casos que os gastos superam a cobertura, então esse tipo de gastos deverão ser cobertos por você. Caso o país tiver custos de tratamento alto, vale a pena fazer um seguro viagem que seja mais generoso.
Saiba o que fazer quando você tiver problemas com o seguro viagem
Qualquer problema que você tiver, inicialmente você deverá acionar a seguradora. Então relate o seu problema, provido com todos os documentos que são necessários. E caso não resolva o seu problema, você poderá denunciar a seguradora no órgãos regulador como: a Superintendência de seguros privados e o Conselho Nacional de Seguros Privados. E já em ultimo caso, acione a justiça.
Quer saber mais sobre mais seguro viagem? Então veja essa e outras matérias aqui no nosso blog!